O I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) caracteriza-se como um evento interdisciplinar focado na pesquisa aplicada com foco na inovação farmacêutica, possibilitando a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, a partir da apresentação de pesquisas aplicadas em áreas como a Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia, Farmacotécnica, Farmacocinética, Química Medicinal e Modelagem Computacional, Síntese Verde, Prospecção Química, Biológica e Tecnológica de Recursos Naturais, Empreendedorismo Farmacêutico, Epidemiologia Clínica e Molecular e outras áreas afins aplicadas a Tecnologia em Saúde, que resultam em inovações, difusão do conhecimento. O SIMBIFAR 2019 visa promover discussões com foco no crescimento e consolidação da Bahia como um Estado referencia em inovação e transferência de tecnologia, bem como contribuir com o avanço tecnológico, científico e inovador da Região Nordeste e do país.
O SIMBIFAR 2019 tem a finalidade de expor para a sociedade as ações que estão sendo realizadas, também de forma interdisciplinar, pelas poucas empresas do ramo farmacêutico do Estado da Bahia e outros Centros de Referência no país, bem como bioprocessos/bioprodutos desenvolvidos em Centros de Pesquisa, Universidades e outros setores. Portanto, o evento permitirá que tais ações estimulem a comunidade científica, elevando a produção de artigos científicos, patentes, registros de software, dentre outros registros de propriedade intelectual, por se faz criar-se um espaço de pesquisa em rede, interação entre cidadãos (estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, etc...), para apresentação e discussão de temas relevantes relacionados com pesquisas aplicadas e inovação farmacêutica, através da educação para inovação, motivando e oferecendo os elementos estruturantes necessários para o surgimento de projetos criativos dentro e fora da Universidade. O evento surge como fruto das intensas discussões acerca da temática, estabelecidas no âmbito acadêmico e científico, através das discussões geradas nos Grupos de Pesquisa Biofarmácia e Medicamentos (BIOFMED) e Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI), ambos cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste cenário, a discussão dos avanços voltados à inovação (bio)farmacêutica, torna-se relevante na prospecção (tecnológica, química, biológica e social) para inovação de bioprocessos/bioprodutos que apresentem aplicabilidade em estudos (bio)farmacêuticos e afins, uma vez que na Bahia, a Indústria Farmacêutica é um setor em expansão e, há um interesse de instalação de novas indústrias, para a produção de medicamentos, produtos cosméticos e alimentares. O SIMBIFAR 2019 será um espaço de integração, rico em discussões acerca da temática proposta.
- Apresentar à sociedade, em nível regional, de forma interdisciplinar, um evento focado na pesquisa aplicada com foco na inovação (bio)farmacêutica, possibilitando a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, a partir da apresentação de pesquisas aplicadas em áreas como a Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia, Farmacotécnica, Farmacocinética, Química Medicinal e Modelagem Computacional, Síntese Verde, Prospecção Química, Biológica e Tecnológica de Recursos Naturais, Empreendedorismo Farmacêutico, Epidemiologia Clínica e Molecular e outras áreas afins aplicadas a Tecnologia em Saúde, que resultam em inovações, difusão do conhecimento.
- Agregar todas as instituições de ensino superior que discutam a prática farmacêutica e da saúde, no estado da Bahia e outros estados nordestinos, em nível de Graduação e Pós-graduação, bem como discussões junto à Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BAHIAFARMA), Natulab e outras empresas do setor farmacêutico na Bahia; Centros de Pesquisas, Farmácias Magistrais, Hospitais e outros segmentos de mercado voltados à cosmetologia, alimentos e bebidas, petroquímica, etc.
- Promover discussões com foco no crescimento e consolidação da Bahia como um Estado referencia em inovação e transferência de tecnologia, bem como contribuir com o avanço tecnológico, científico e inovador da Região Nordeste e do país.
1. Trabalhos Científicos
1.1 Os trabalhos para o I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) estão relacionados com as temáticas/eixos referentes á inovação farmacêutica, tecnologias em saúde e empreendedorismo.
1.2 Os trabalhos encaminhados ao SIMBIFAR 2019 serão apresentados á Comissão Científica , preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a transparência do processo de seleção de trabalhos. Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.
1.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Eixos Temáticos do evento. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos, podendo conter resultados e que estejam relacionados aos seguintes eixos:
Eixo 01 –  Inovação Farmacêutica ( prospecção Tecnológica, química e biológica);
Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;
Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo
2. Submissão de Trabalhos Científicos
2.1. A submissão do trabalho deverá ser realizada até 18/08/2019 e  deve ser enviada no formato pdf,  para o e-mail:  simbifaruneb@gmail.com, de acordo com o template apresentado.
2.2. Identificação dos Trabalhos:
2.2.1. O(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) a que estiver(em) vinculado(s) o(s) autor(es) e/ou, qualquer/quaisquer informação(ões) que possa(m) identificar o(s) autor(es) serão retiradas para avaliação pelo Comitê Científico;
2.2.2. No caso de aprovação do trabalho, os autores serão comunicados através do e-mail simbifaruneb@gmail.com;
2.3. Ao receber a carta de aceite do trabalho, o autor principal deverá responder o e-mail com o “Termo de Compromisso de Apresentação”, preenchido e assinado, nos seguintes termos:
“Eu____ (nome completo do autor principal responsável do Trabalho) ____ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____ (nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comitê Científico do I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019), a publicação imediata nos Anais do evento e no site da instituição organizadora.
2.4. Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.
2.5. Os Trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019).
3. Formatação do trabalho
3.1. Os Trabalhos devem seguir o template disponível em Modelo de Template possuir, no máximo, 6 (seis) autores e não ultrapassar 02 (duas) páginas.
4. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento: O I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) conta com um Comitê Científico formado por pesquisadores, doutores e mestres que atuam nas áreas do evento, tendo, portanto, competência técnica e acadêmica para avaliar e selecionar os trabalhos que serão enviados para os seguintes Eixos Temáticos:
Eixo 01 –    Inovação Farmacêutica (Prospecção tecnológica, química e biológica);
Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;
Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo
Cada temática/eixo será coordenada por um pesquisador que atue e/ou desenvolva pesquisas na área referenciada.
A Comissão Organizadora ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos que serão avaliados pelos membros do comitê.
É importante ressaltar que os trabalhos serão avaliados por, pelo menos dois pareceristas.
No caso de haver divergências significativas nos pareceres de cada trabalho, o mesmo será enviado para um terceiro avaliador a fim de definir a recomendação ou não do trabalho.
Modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos Pareceristas, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
A avaliação será realizada através de um instrumento contendo aspectos como:
I) Cumprimento das normas para confecção;
II) Relevância;
III) Originalidade/Inovação;
IV) Método Empregado;
V) Aplicabilidade/Impactos (sociais, ambientais, tecnológicos, etc).
Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes critérios: Excelente (9 a 10 pontos), Bom (7 a 8 pontos), Moderado (4 a 6 pontos) e Fraco (< 4 pontos).
No formulário haverá ainda, os seguintes campos:
Recomendação final (concluída a análise, os avaliadores deverão indicar se o trabalho deve ou não ser aceito)
Confiança no julgamento (neste campo,  os avaliadores deverão indicar o grau de confiança do seu julgamento em termos de familiaridade/conhecimento do assunto tratado);
Justificativa da avaliação (espaço onde deverá ser comentada a avaliação do examinador) e outro campo com informações para a Comissão Organizadora.
Os trabalhos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete), a partir dos critérios:
Excelente (9 a 10 pontos)
Bom (7 a 8 pontos)
Moderado (4 a 6 pontos)
Fraco (< 4 pontos)
Os autores receberão apenas o parecer dos avaliadores, sem nenhuma identificação, a fim de preservar a identidade dos pareceristas.
Os 3 melhores trabalhos receberão certificado de premiação, com publicação nos Anais do I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) e, a possibilidade de publicação em formato de artigo/capítulo, no vol. 3 do  livro "Pesquisa Aplicada e Inovação", editado pelo Instituto Federal da Bahia - Edifba.
Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 18/08/2019.
Notificação de aceitação dos Trabalhos: a partir de 22/08/2019.

1º Dia (28/08/2019 - quarta-feira)

13:00 às 14:00 hs - Credenciamento e Entrega de Material
14:00 às 15:00 hs - Mesa de Abertura do Evento com autoridades acadêmicas, científicas e empresariais.
15:00 às 17:00 hs – Palestra de Abertura: 1) Inovação (Bio)Farmacêutica: Avanços e Perspectivas no Brasil - Profa. Dra. Silvia Storpirtis (Universidade de São Paulo - USP)

2º Dia (29/08/2019 - quinta-feira)

08:30 às 09:30 hs - Palestra 2) Interação Universidade-Empresa: Um caminho para a Inovação - Profa. Dra. Mayara Maria de Jesus Almeida (Universidade Estadual da Bahia - UNEB).
09:30 às 10:30 hs - Palestra 3) Prospecção Tecnológica e Biológica de Recursos Naturais - Profa. Dra. Cecilia Veronica Nunez (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA).
10:30 às 10:45 – Intervalo
10:45 às 12:15 hs - Mesa Redonda 1) Inovação Farmacêutica: O Caminho para o Sucesso.
Mediadores: Profa. Dra. Edith Cristina Laignier Cazedey (Universidade Federal da Bahia - UFBA) e Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB).
Palestrantes: (Indústrias do setor Farmacêuticos da Bahia)
Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BAHIAFARMA).
Empresa Farmacêutica Natulab.
Empresa Amazun Cosméticos.
12:15 às 13:00 hs – Almoço
13:15 às 14:30 hs – Apresentação de Trabalhos (Sessão de Pôsteres I)
14:30 às 18:30 hs - Minicursos (todos os minicursos ocorrerão concomitantemente, com carga horária diária de 04 horas)
Minicursos 01) Controle de Qualidade de Fármacos – HPLC (Fundamentos/módulos e aplicações).
Palestrante: Claudio Valério Bortalieiro (Empresa Agilent®) - Farmacêutico/bioquímico (Universidade Estadual Paulista - UNESP)
Minicurso 02) Prospecção Tecnológica e Biológica de Recursos Naturais
Prof. Dr. Hemerson Yuri Ferreira Magalhães (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
Profa. Dra. Cecilia Veronica Nunez (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA)
Prof. Dr. Eduardo Muniz Santana Bastos (Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU)
Minicurso 03) P&D e Inovações em Cosmetologia: evolução de mercado e tendências globais da Indústria de Cosméticos
Prof. MSc. Milleno Dantas Mota (Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Universidade Federal da Bahia - UFBA)
Minicurso 04) Empreender para Inovar no Setor Farmacêutico
Prof. MSc. Edimar Caetité Júnior (Universidade Federal da Bahia - UFBA)
Prof. MSc. Marcelo Ney de Jesus Paixão (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

3º Dia (30/08/2019 - sexta-feira)

08:30 às 09:30 hs - Palestra 4) Farmacometria: Inovação e Tecnologias em Saúde
Profa. Dra. Francine Johansson Azeredo (Universidade Federal da Bahia - UFBA)
09:30 às 10:30 hs – Palestra 5) Arsenal de nanoestruturas na área (bio)farmacêutica – Desafios da análise de tamanho por técnicas de espalhamento de luz.
Profa. MSc. Geisi Rojas Barreto (Empresa Pensabio) – Farmacêutica e Mestre em Nanociências (Universidade Federal do ABC - UFABC).
10:30 às 10:45 hs – Intervalo
10:45 às 12:15 hs - Mesa Redonda 2) Interdisciplinaridade e Inovação Farmacêutica
Mediador: Prof. Dr. Bruno Antonio Veloso Cerqueira (Universidade do Estado da Bahia - UNEB).
Palestrantes:
Prof. Dr. Fernando de Mello Almada Giuffrida (Universidade do Estado da Bahia - UNEB).
Prof. Dr. Bruno Antonio Veloso Cerqueira (Universidade do Estado da Bahia - UNEB).
Profa. MSc. Geisi Rojas Barreto (Representante da PENSABIO / Universidade Federal do ABC, UFABC).
Prof. Dr. Hemerson Yuri Ferreira Magalhães (Universidade Federal da Paraíba - UFPB).
12:15 às 13:00 hs – Almoço
13:15 às 14:30 hs – Apresentação de Trabalhos (Sessão de Pôsteres II)
14:30 às 18:30 hs - Minicursos 1, 2, 3 e 4 (todos os minicursos ocorrerão concomitantemente, com carga horária diária de 04 horas)
18:30 às 19:30 hs – Encerramento
Coordenação Geral
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB) – Coordenador Geral
Comissão Organizadora
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB)
Bruno Antonio Veloso Cerqueira (UNEB)
Edith Cristina Laignier Cazedey (UFBA)
Gildomar Lima Valasques Junior (UNEB)
Walter Nei Lopes dos Santos (UNEB)
Comissão Científica
Anderson Silva de Oliveira (UNIDOMPEDRO)
André Lacerda Braga Teles (UNEB)
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB)
Bruno Antonio Veloso Cerqueira (UNEB)
Edith Cristina Laignier Cazedey (UFBA)
Elisalva Teixeira Guimaraes (UNEB)
Fernanda Warken Rosa Camelier (UNEB)
Fernando De Mello Almada Giuffrida (UNEB)
Genoile Oliveira Santana Silva (UNEB)
Gildomar Lima Valasques Junior (UESB)
Hemerson Iury Ferreira Magalhães (UFPB)
Lourenço Luis Botelho de Santana (UNEB)
Milleno Dantas Mota (UNEB)
Rosa Malena Fagundes Xavier (UNEB)
Walter Nei Lopes dos Santos (UNEB)
Comissão de Divulgação e Apoio
Desirée Aguiar Bonfim
Fernanda Dias
Jéssica Almeida
João Luis Silva de Oliveira
Laura Beatriz Souza
Léia Omena Leal
Os certificados serão encaminhados para o e-mail informado na inscrição em até 45 dias após o término do evento:
– Certificado de participação geral (total de 16 horas)
– Certificado de participação em minicurso (total de 8 horas)
– Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
– No certificado constará o título do trabalho, o nome de todos os autores e a forma de apresentação, conforme os dados do resumo enviado ao evento.
– Caso o trabalho não seja apresentado não será emitido o certificado.
O EVENTO
O II Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / IV Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2022) caracteriza-se como um evento interdisciplinar focado na pesquisa aplicada com foco na inovação farmacêutica, possibilitando a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, a partir da apresentação de pesquisas aplicadas em áreas como a Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia, Farmacotécnica, Farmacocinética, Química Medicinal e Modelagem Computacional, Síntese Verde, Prospecção Química, Biológica e Tecnológica de Recursos Naturais, Empreendedorismo Farmacêutico, Epidemiologia Clínica e Molecular e outras áreas afins aplicadas a Tecnologia em Saúde, que resultam em inovações, difusão do conhecimento. O SIMBIFAR 2022 visa promover discussões com foco no crescimento e consolidação da Bahia como um Estado referencia em inovação e transferência de tecnologia, bem como contribuir com o avanço tecnológico, científico e inovador da Região Nordeste e do país.
O SIMPÓSIO
O SIMBIFAR 2022 tem a finalidade de expor para a sociedade as ações que estão sendo realizadas, também de forma interdisciplinar, pelas poucas empresas do ramo farmacêutico do Estado da Bahia e outros Centros de Referência no país, bem como bioprocessos/bioprodutos desenvolvidos em Centros de Pesquisa, Universidades e outros setores. Portanto, o evento permitirá que tais ações estimulem a comunidade científica, elevando a produção de artigos científicos, patentes, registros de software, dentre outros registros de propriedade intelectual, por se faz criar-se um espaço de pesquisa em rede, interação entre cidadãos (estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, etc...), para apresentação e discussão de temas relevantes relacionados com pesquisas aplicadas e inovação farmacêutica, através da educação para inovação, motivando e oferecendo os elementos estruturantes necessários para o surgimento de projetos criativos dentro e fora da Universidade. O evento surge como fruto das intensas discussões acerca da temática, estabelecidas no âmbito acadêmico e científico, através das discussões geradas nos Grupos de Pesquisa Biofarmácia e Medicamentos (BIOFMED) e Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI), ambos cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste cenário, a discussão dos avanços voltados à inovação (bio)farmacêutica, torna-se relevante na prospecção (tecnológica, química, biológica e social) para inovação de bioprocessos/bioprodutos que apresentem aplicabilidade em estudos (bio)farmacêuticos e afins, uma vez que na Bahia, a Indústria Farmacêutica é um setor em expansão e, há um interesse de instalação de novas indústrias, para a produção de medicamentos, produtos cosméticos e alimentares. O SIMBIFAR 2022 será um espaço de integração, rico em discussões acerca da temática proposta.
OBJETIVOS
- Apresentar à sociedade, em nível regional, de forma interdisciplinar, um evento focado na pesquisa aplicada com foco na inovação (bio)farmacêutica, possibilitando a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, a partir da apresentação de pesquisas aplicadas em áreas como a Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia, Farmacotécnica, Farmacocinética, Química Medicinal e Modelagem Computacional, Síntese Verde, Prospecção Química, Biológica e Tecnológica de Recursos Naturais, Empreendedorismo Farmacêutico, Epidemiologia Clínica e Molecular e outras áreas afins aplicadas a Tecnologia em Saúde, que resultam em inovações, difusão do conhecimento.
- Agregar todas as instituições de ensino superior que discutam a prática farmacêutica e da saúde, no estado da Bahia e outros estados nordestinos, em nível de Graduação e Pós-graduação, bem como discussões junto à Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BAHIAFARMA), Natulab e outras empresas do setor farmacêutico na Bahia; Centros de Pesquisas, Farmácias Magistrais, Hospitais e outros segmentos de mercado voltados à cosmetologia, alimentos e bebidas, petroquímica, etc.
- Promover discussões com foco no crescimento e consolidação da Bahia como um Estado referencia em inovação e transferência de tecnologia, bem como contribuir com o avanço tecnológico, científico e inovador da Região Nordeste e do país.
ENVIO DE TRABALHOS
1. Trabalhos Científicos
1.1 Os trabalhos para o II Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / IV Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2022) estão relacionados com as temáticas/eixos referentes à inovação farmacêutica, tecnologias em saúde e empreendedorismo.
1.2 Os trabalhos encaminhados ao SIMBIFAR 2022 serão apresentados à Comissão Científica , preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a transparência do processo de seleção de trabalhos. Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.
1.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Eixos Temáticos do evento. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos, podendo conter resultados e que estejam relacionados aos seguintes eixos:
Eixo 01 –  Inovação Farmacêutica ( prospecção Tecnológica, química e biológica);
Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;
Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo
2. Submissão de Trabalhos Científicos
2.1. A submissão do trabalho deverá ser realizada até 30/09/2022 e  deve ser enviada no formato PDF,  para o e-mail:  simbifaruneb@gmail.com, de acordo com o template apresentado.
2.2. Identificação dos Trabalhos:
2.2.1. O(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) a que estiver(em) vinculado(s) o(s) autor(es) e/ou, qualquer/quaisquer informação(ões) que possa(m) identificar o(s) autor(es) serão retiradas para avaliação pelo Comitê Científico;
2.2.2. No caso de aprovação do trabalho, os autores serão comunicados através do e-mail simbifaruneb@gmail.com;
2.3. Ao receber a carta de aceite do trabalho, o autor principal deverá responder o e-mail com o “TERMO DE COMPROMISSO DE APRESENTAÇÃO”, preenchido e assinado.
2.4. Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.
2.5. Os Trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do II Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / IV Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2022).
3. Formatação do trabalho
3.1. Os Trabalhos devem seguir o template disponível em MODELO DE TEMPLATE possuir, no máximo, 6 (seis) autores e não ultrapassar 02 (duas) páginas.
4. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento: O II Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / IV Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2022) conta com um Comitê Científico formado por pesquisadores, doutores e mestres que atuam nas áreas do evento, tendo, portanto, competência técnica e acadêmica para avaliar e selecionar os trabalhos que serão enviados para os seguintes Eixos Temáticos:
Eixo 01 –    Inovação Farmacêutica (Prospecção tecnológica, química e biológica);
Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;
Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo
Cada temática/eixo será coordenada por um pesquisador que atue e/ou desenvolva pesquisas na área referenciada.
A Comissão Organizadora ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos que serão avaliados pelos membros do comitê.
É importante ressaltar que os trabalhos serão avaliados por, pelo menos dois pareceristas.
No caso de haver divergências significativas nos pareceres de cada trabalho, o mesmo será enviado para um terceiro avaliador a fim de definir a recomendação ou não do trabalho.
Modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos Pareceristas, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
A avaliação será realizada através de um instrumento contendo aspectos como:
I) Cumprimento das normas para confecção;
II) Relevância;
III) Originalidade/Inovação;
IV) Método Empregado;
V) Aplicabilidade/Impactos (sociais, ambientais, tecnológicos, etc).
Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes critérios: Excelente (9 a 10 pontos), Bom (7 a 8 pontos), Moderado (4 a 6 pontos) e Fraco (< 4 pontos).
No formulário haverá ainda, os seguintes campos:
Recomendação final (concluída a análise, os avaliadores deverão indicar se o trabalho deve ou não ser aceito)
Confiança no julgamento (neste campo,  os avaliadores deverão indicar o grau de confiança do seu julgamento em termos de familiaridade/conhecimento do assunto tratado);
Justificativa da avaliação (espaço onde deverá ser comentada a avaliação do examinador) e outro campo com informações para a Comissão Organizadora.
Os trabalhos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete), a partir dos critérios:
Excelente (9 a 10 pontos)
Bom (7 a 8 pontos)
Moderado (4 a 6 pontos)
Fraco (< 4 pontos)
Os autores receberão apenas o parecer dos avaliadores, sem nenhuma identificação, a fim de preservar a identidade dos pareceristas.
Os 3 melhores trabalhos receberão certificado de premiação, com publicação nos Anais do II Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / IV Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2022) e, a possibilidade de publicação em formato de artigo/capítulo, no vol. 3 do  livro "Pesquisa Aplicada e Inovação", editado pelo Instituto Federal da Bahia - Edifba.
DATAS IMPORTANTES
Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 30/09/2022.
Notificação de aceitação dos Trabalhos: a partir de 05/10/2022.
PROGRAMAÇÃO
19/10/2022 (Quarta-feira)
13h00 – 14h00 – CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAIS
14h00 – 15h00 – CERIMÔNIA DE ABERTURA
15h00 – 17h00 – PALESTRA 1 (ABERTURA) – Inovação em Dermocosméticos (Prof. Dr. Milleno Dantas Mota – Universidade do Estado da Bahia – UNEB)/ Nanopartículas como um Promising Delivery System (Prof. Dr. Francisco Humberto Xavier Junior – Universidade Federal da Paraíba – UFPB)
17h00 – 18h00 – COFFEE BREAK
20/10/2022 (Quinta-feira)
08h30 – 10h00 – PALESTRA 2: Interação Universidade-Empresa: Um caminho para a Inovação (Profa. Dra. Mona das Neves Oliveira – Biolinker)
10h00 – 12h00 – MESA REDONDA 1: Inovação Farmacêutica: O caminho para o sucesso
12h00 – 13h00 – ALMOÇO
13h00 – 14h30 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (PÔSTER)
14h– 16h30 – MINICURSOS 1, 2, 3 e 4
16h30 – 16h45 – COFFEE BREAK
16h45 – 18h30 – MINICURSOS 1, 2, 3 e 4
21/10/2022 (Sexta-feira)
08h30 – 10h00 – PALESTRA 3: Inovação (Bio)Farmacêutica: Avanços e Perspectivas no Brasil (Profa. Dra. Sílvia Stanisçuaski Guterres – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS / Coordenadora da área de Farmácia da CAPES)
10h00 – 12h00 – MESA REDONDA 2: Interdisciplinaridade e Inovação Farmacêutica
12h00 – 13h00 – ALMOÇO
13h00 – 14h30 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (PÔSTER)
14h30 – 16h30 – MINICURSOS 1, 2, 3 e 4
16h30 – 16h45 – COFFEE BREAK
16h45 – 18h30 – MINICURSOS 1, 2, 3 e 4
18h30 – 19h00 – ENCERRAMENTO
EQUIPE
Coordenação Geral
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB) – Coordenador Geral
Comissão Organizadora
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB)
Clícia Maria de Jesus Benevides (UNEB)
Gildomar Lima Valasques Junior (UNEB)
Hemerson Iury Ferreira Magalhães (UFPB)
Izabel Almeida Alves (UFBA)
Morgana de Souza Nascimento (Discente UNEB)
Ticiana dos Santos Freitas (Discente UNEB)
Comissão Científica
André Lacerda Braga Teles (UNEB)
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB)
Bruno Antonio Veloso Cerqueira (UNEB)
Clícia Maria de Jesus Benevides (UNEB)
Elisalva Teixeira Guimaraes (UNEB)
Genoile Oliveira Santana Silva (UNEB)
Gildomar Lima Valasques Junior (UESB)
Hemerson Iury Ferreira Magalhães (UFPB)
Izabel Almeida Alves (UFBA)
Milleno Dantas Mota (UNEB)
Walter Nei Lopes dos Santos (UNEB)
Comissão de Divulgação e Apoio
Laura Beatriz Souza
Léia Omena Leal (Secretária PPGFARMA)
CERTIFICADO
Os certificados serão encaminhados para o e-mail informado na inscrição em até 45 dias após o término do evento:
– Certificado de participação geral (total de 16 horas)
– Certificado de participação em minicurso (total de 8 horas)
– Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
– No certificado constará o título do trabalho, o nome de todos os autores e a forma de apresentação, conforme os dados do resumo enviado ao evento.
– Caso o trabalho não seja apresentado não será emitido o certificado.
O EVENTO

O III Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / V Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2023) caracteriza-se como um evento interdisciplinar focado na pesquisa aplicada com foco na inovação farmacêutica, possibilitando a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, a partir da apresentação de pesquisas aplicadas em áreas como a Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia, Farmacotécnica, Farmacocinética, Química Medicinal e Modelagem Computacional, Síntese Verde, Prospecção Química, Biológica e Tecnológica de Recursos Naturais, Empreendedorismo Farmacêutico, Epidemiologia Clínica e Molecular e outras áreas afins aplicadas a Tecnologia em Saúde, que resultam em inovações, difusão do conhecimento. O SIMBIFAR 2023 visa promover discussões com foco no crescimento e consolidação da Bahia como um Estado referencia em inovação e transferência de tecnologia, bem como contribuir com o avanço tecnológico, científico e inovador da Região Nordeste e do país.

O SIMPÓSIO
O SIMBIFAR 2023 tem a finalidade de expor para a sociedade as ações que estão sendo realizadas, também de forma interdisciplinar, pelas poucas empresas do ramo farmacêutico do Estado da Bahia e outros Centros de Referência no país, bem como bioprocessos/bioprodutos desenvolvidos em Centros de Pesquisa, Universidades e outros setores. Portanto, o evento permitirá que tais ações estimulem a comunidade científica, elevando a produção de artigos científicos, patentes, registros de software, dentre outros registros de propriedade intelectual, por se faz criar-se um espaço de pesquisa em rede, interação entre cidadãos (estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, etc...), para apresentação e discussão de temas relevantes relacionados com pesquisas aplicadas e inovação farmacêutica, através da educação para inovação, motivando e oferecendo os elementos estruturantes necessários para o surgimento de projetos criativos dentro e fora da Universidade. O evento surge como fruto das intensas discussões acerca da temática, estabelecidas no âmbito acadêmico e científico, através das discussões geradas nos Grupos de Pesquisa Biofarmácia e Medicamentos (BIOFMED) e Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI), ambos cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste cenário, a discussão dos avanços voltados à inovação (bio)farmacêutica, torna-se relevante na prospecção (tecnológica, química, biológica e social) para inovação de bioprocessos/bioprodutos que apresentem aplicabilidade em estudos (bio)farmacêuticos e afins, uma vez que na Bahia, a Indústria Farmacêutica é um setor em expansão e, há um interesse de instalação de novas indústrias, para a produção de medicamentos, produtos cosméticos e alimentares. O SIMBIFAR 2023 será um espaço de integração, rico em discussões acerca da temática proposta.
OBJETIVOS
- Apresentar à sociedade, em nível regional, de forma interdisciplinar, um evento focado na pesquisa aplicada com foco na inovação (bio)farmacêutica, possibilitando a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, a partir da apresentação de pesquisas aplicadas em áreas como a Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia, Farmacotécnica, Farmacocinética, Química Medicinal e Modelagem Computacional, Síntese Verde, Prospecção Química, Biológica e Tecnológica de Recursos Naturais, Empreendedorismo Farmacêutico, Epidemiologia Clínica e Molecular e outras áreas afins aplicadas a Tecnologia em Saúde, que resultam em inovações, difusão do conhecimento.
- Agregar todas as instituições de ensino superior que discutam a prática farmacêutica e da saúde, no estado da Bahia e outros estados nordestinos, em nível de Graduação e Pós-graduação, bem como discussões junto à Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BAHIAFARMA), Natulab e outras empresas do setor farmacêutico na Bahia; Centros de Pesquisas, Farmácias Magistrais, Hospitais e outros segmentos de mercado voltados à cosmetologia, alimentos e bebidas, petroquímica, etc.
- Promover discussões com foco no crescimento e consolidação da Bahia como um Estado referencia em inovação e transferência de tecnologia, bem como contribuir com o avanço tecnológico, científico e inovador da Região Nordeste e do país.
ENVIO DE TRABALHOS
1. Trabalhos Científicos
1.1 Os trabalhos para o III Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / V Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2023) estão relacionados com as temáticas/eixos referentes à inovação farmacêutica, tecnologias em saúde e empreendedorismo.
1.2 Os trabalhos encaminhados ao SIMBIFAR 2023 serão apresentados à Comissão Científica , preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a transparência do processo de seleção de trabalhos. Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.
1.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Eixos Temáticos do evento. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos, podendo conter resultados e que estejam relacionados aos seguintes eixos:
Eixo 01 –  Inovação Farmacêutica ( prospecção Tecnológica, química e biológica);
Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;
Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo
2. Submissão de Trabalhos Científicos
2.1. A submissão do trabalho deverá ser realizada até 22/10/2023 e  deve ser enviada no formato PDF,  para o e-mail:  simbifaruneb@gmail.com, de acordo com o template apresentado.
2.2. Identificação dos Trabalhos:
2.2.1. O(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) a que estiver(em) vinculado(s) o(s) autor(es) e/ou, qualquer/quaisquer informação(ões) que possa(m) identificar o(s) autor(es) serão retiradas para avaliação pelo Comitê Científico;
2.2.2. No caso de aprovação do trabalho, os autores serão comunicados através do e-mail simbifaruneb@gmail.com;
2.3. Ao receber a carta de aceite do trabalho, o autor principal deverá responder o e-mail com o “TERMO DE COMPROMISSO DE APRESENTAÇÃO”, preenchido e assinado.
2.4. Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.
2.5. Os Trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do III Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / V Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2023).
3. Formatação do trabalho
3.1. Os Trabalhos devem seguir o template disponível em MODELO DE TEMPLATE possuir, no máximo, 6 (seis) autores e não ultrapassar 02 (duas) páginas.
4. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento: O III Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / V Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2023) conta com um Comitê Científico formado por pesquisadores, doutores e mestres que atuam nas áreas do evento, tendo, portanto, competência técnica e acadêmica para avaliar e selecionar os trabalhos que serão enviados para os seguintes Eixos Temáticos:
Eixo 01 –    Inovação Farmacêutica (Prospecção tecnológica, química e biológica);
Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;
Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo
Cada temática/eixo será coordenada por um pesquisador que atue e/ou desenvolva pesquisas na área referenciada.
A Comissão Organizadora ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos que serão avaliados pelos membros do comitê.
É importante ressaltar que os trabalhos serão avaliados por, pelo menos dois pareceristas.
No caso de haver divergências significativas nos pareceres de cada trabalho, o mesmo será enviado para um terceiro avaliador a fim de definir a recomendação ou não do trabalho.
Modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos Pareceristas, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
A avaliação será realizada através de um instrumento contendo aspectos como:
I) Cumprimento das normas para confecção;
II) Relevância;
III) Originalidade/Inovação;
IV) Método Empregado;
V) Aplicabilidade/Impactos (sociais, ambientais, tecnológicos, etc).
Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes critérios: Excelente (9 a 10 pontos), Bom (7 a 8 pontos), Moderado (4 a 6 pontos) e Fraco (< 4 pontos).
No formulário haverá ainda, os seguintes campos:
Recomendação final (concluída a análise, os avaliadores deverão indicar se o trabalho deve ou não ser aceito)
Confiança no julgamento (neste campo,  os avaliadores deverão indicar o grau de confiança do seu julgamento em termos de familiaridade/conhecimento do assunto tratado);
Justificativa da avaliação (espaço onde deverá ser comentada a avaliação do examinador) e outro campo com informações para a Comissão Organizadora.
Os trabalhos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete), a partir dos critérios:
Excelente (9 a 10 pontos)
Bom (7 a 8 pontos)
Moderado (4 a 6 pontos)
Fraco (< 4 pontos)
Os autores receberão apenas o parecer dos avaliadores, sem nenhuma identificação, a fim de preservar a identidade dos pareceristas.
Os 3 melhores trabalhos receberão certificado de premiação, com publicação nos Anais do III Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / V Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2023).
DATAS IMPORTANTES
Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 22/10/2023.
Notificação de aceitação dos Trabalhos: a partir de 30/10/2023.
PROGRAMAÇÃO
08/11/2023 (Quarta-feira)
12h30 – 13h30 – CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAIS
13h30 – 14h00 – CERIMÔNIA DE ABERTURA
14h00 – 16h00 – PALESTRA 1- Inovação em Saúde: Avanços e Perspectivas na Bahia (Prof. Dr. Handerson Jorge Dourado Leite - Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB)
16h00 – 18h00 – MESA REDONDA: Inovação Farmacêutica: O Caminho para o Sucesso
18h00 – 18h30 – Encerramento das Atividades
09/11/2022 (Quinta-feira)
08h30 – 10h00 – PALESTRA 2: Inovações em Pesquisa Clínica (Prof. Saulo Rodrigo Lucas Ribeiro –   Laboratório Janssen/SP)/ Cássio Santana Meira (PPGFARMA/FioCruz/CIMATEC)
10h00 – 12h00 – MESA REDONDA 2: Interdisciplinaridade e Inovação Farmacêutica 
12h00 – 13h00 – ALMOÇO
13h00 – 14h00 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS  (10 MIN/TRABALHO + 5 DE DISCUSSÃO)
14h– 18h00 – MINICURSOS 1, 2, 3 e 4
18h00 – 18h30 – Encerramento
EQUIPE
Coordenação Geral
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB) – Coordenador Geral
Comissão Organizadora
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB)
Clícia Maria de Jesus Benevides (UNEB)
Gildomar Lima Valasques Junior (UNEB)
Hemerson Iury Ferreira Magalhães (UFPB)
Izabel Almeida Alves (UFBA)
Morgana de Souza Nascimento (Discente UNEB)
Laura Beatriz Souza e Souza (Discente UNEB)
Comissão Científica
André Lacerda Braga Teles (UNEB)
Aníbal de Freitas Santos Júnior (UNEB)
Cássio Santana Meira (UNEB)
Clícia Maria de Jesus Benevides (UNEB)
Elisalva Teixeira Guimaraes (UNEB)
Genoile Oliveira Santana Silva (UNEB)
Gildomar Lima Valasques Junior (UESB)
Hemerson Iury Ferreira Magalhães (UFPB)
Izabel Almeida Alves (UFBA)
Milleno Dantas Mota (UNEB)
Thais Luz de Souza (UFBA/UNEB)
Walter Nei Lopes dos Santos (UNEB)
Comissão de Divulgação e Apoio
Laura Beatriz Souza e Souza (Discente UNEB)
Keila Almeida Santana (Discente UNEB)
Ana Carolina de Almeida Pimentel (Discente UNEB)
Léia Omena Leal (Secretária PPGFARMA)
Cintia Rodrigues de Araújo Góes (Secretária PPGFARMA)
CERTIFICADO
Os certificados serão encaminhados para o e-mail informado na inscrição em até 45 dias após o término do evento:
– Certificado de participação geral (total de 15 horas)
– Certificado de participação em minicurso (total de 4 horas)
– Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
– No certificado constará o título do trabalho, o nome de todos os autores e a forma de apresentação, conforme os dados do resumo enviado ao evento.
– Caso o trabalho não seja apresentado não será emitido o certificado.